top of page

FASEC inicia pesquisa de situação jurídica com povos indígenas do Tocantins - 20/10/2016

Com a proposta de garantir a promoção dos Direitos Humanos e desenvolver em seus acadêmicos ações que visem a atuação do profissional do Direito em todas as esferas da sociedade, a Faculdade Serra do Carmo (FASEC) iniciou um projeto de pesquisa junto à comunidade tradicional dos povos indígenas Xerente, no município de Tocantínia, 70 quilômetros de Palmas. A pesquisa tem por objetivo identificar demandas e encaminhamentos jurídicos, como também possíveis atendimentos na comunidade adulta da aldeia Salto.

 

Durante a atividade, os acadêmicos puderam identificar condições sociais e demandas estruturais da comunidade em relação à infraestrutura, acessos básicos em saúde, educação e cidadania.

 

Segundo o cacique da aldeia, o educador Valci Siña, a principal demanda da comunidade está relacionada na infraestrutura dos equipamentos de ensino e lazer de crianças, jovens e adultos. “Temos uma escola que atende crianças de seis aldeias próximas, mas não dispomos de um espaço físico para montar uma biblioteca. Certamente a qualidade da educação do nosso povo seria melhor se tivéssemos este espaço”, afirmou. Para o professor de Direito Roger Lipp, a proposta da pesquisa é de levantar demandas sociais que visem a melhoria da qualidade de vida da população indígena do Tocantins. “Buscamos os povos Xerente pela proximidade com a Capital e também pela facilidade do contato dos nossos acadêmicos com a situação social dos povos tradicionais do Tocantins, a exemplo do que já fazemos com a comunidade quilombola Malhadinha”, afirmou.

 

Novas descobertas

 

No grupo de pesquisa, 16 acadêmicos de quatro períodos do curso de Direito visitaram a aldeia e estreitaram laços de cordialidade com os moradores daquele local. Para a acadêmica Mariane Nardi, além de fazer parte das horas complementares de sua formação, a pesquisa amplifica os conhecimentos adquiridos em sala de aula e os leva para a realidade. “Gostei muito e quero continuar fazendo este trabalho acadêmico”, afirmou.

 

Povos Indígenas

 

Atualmente existem nove povos indígenas presentes no Tocantins, localizados em diversas regiões do Estado. Somente dos integrantes dos povos Xerente, existem cerca de 60 aldeias que estão localizadas em áreas protegidas por lei entre os municípios tocantinenses de Tocantínia, Pedro Afonso e Rio Sono.

bottom of page